Descobrir...

26-12-2012 09:52

Neste livro passeamos ao longo de um rio com a Joana e o João. Começamos na nascente, descemos a ribeira que se transforma em rio, acompanhados por novas paisagens com fauna e flora abundantes. No fim desta descida avançamos em direcção ao estuário. Para compreender as albufeiras, aproximamo-nos das águas paradas dos lagos e das lagoas. Falamos da energia hidráulica e do papel das barragens, a pesca, etc. Nestas águas abundam moluscos, crustáceos, larvas de insectos e peixes típicos de cada troço. Da rica fauna associada fazem parte anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Ficamos a conhecer este mundo maravilhoso que nos rodeia em muitas partes de Portugal.

 

O Mar apresenta uma parcela enorme e fascinante deste nosso planeta. Outrora olhado apenas como fonte de alimento, via de transporte, local de despejos e campo de batalha, o Mar é hoje visto de forma bem mais ampla como um elemento essencial à vida na Terra, o verdadeiro motor do planeta, que molda o clima e influencia as condições meteorológicas, que governa os ciclos dos elementos químicos, gerando a maior parte do oxigénio e absorvendo grande parte do dióxido de carbono, e que é o maior espaço de vida na Terra, não só em termos de diversidade genética como relativamente ao espaço físico ocupado.

 

Este livro pretende estimular a curiosidade sobre a praia e as dunas, que fazem parte desse grande espaço a que se chama litoral. «Descobrir a Praia» fala dos animais que rastejam e saltam pela praia fora, que correm e nadam, que furam a areia e se escondem nela e debaixo das algas que se juntam na linha da maré alta. Fala ainda das aves que voam, correm e lutam pelo alimento que o mar vai trazendo e que fazem os ninhos nas dunas.

 

 

 

«Nesta aventura vais voltar a encontrar a Joana e o João, dois verdadeiros amigos e protectores da Natureza. Com eles vais aprender o que são estuários, onde se situam e como se classificam. Vais também ficar a saber que animais e plantas moram nos estuários, do que se alimentam, como se desenvolvem e como interagem entre si formando um ecossistema próprio. Para além de todas estas questões, vais descobrir que os estuários são muito importantes para nós. Mas, como nem sempre as pessoas se portam bem e não preservam a Natureza, os estuários enfrentam muitos problemas, causados, principalmente, pela acção humana.»

 

 

«O povo, na sua sabedoria, diz que é mau meter o pé na poça, isto é, fazer asneira. Há, porém, umas poças especiais, as chamadas poças de maré, e aí é que não dá mesmo jeito nenhum meter o pé! Sabes porquê? Porque são as casinhas de muitos animais e plantas, que ali ficam quase esquecidas antes que a maré suba e as leve ao convívio mais alargado com os seus vizinhos...»

 

 


A pesca é uma atividade antiquíssima que o Homem pratica, tal como a caça, desde a pré-história. Na ânsia de arranjar alimento para si, a sua família ou para a tribo, o Homem inventou, independentemente da época e local, os mesmos princípios e instrumentos de pesca, até nos pontos mais remotos do mundo.

 

Edições Afrontamento

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.